segunda-feira, 30 de abril de 2007

O mosaico no contexto arte- terapêutico

* Panorama da produção musiva na oficina de arteterapia da APOSVALE.

*Mosaico sobre Liquidificador- título: Carnaval- Mosaico realizado na Oficina de arteterapia da APOSVALE.


*Oficina de Mosaico realizada no Rosa Rubra Espaço Terapêutico.

*Mosaico realizado na oficina de arteterapia da APOSVALE.



*Mosaico sobre telha- realizado na mesma oficina.

*Título: Coração. Mosaico de papel realizado na Oficina de Arteterapia da Associação de Aposentados da Vale do Rio Doce (APOSVALE)/ 2003.
o pensamento simbólico não é a área exclusiva da criança, do ou do desequilibrado: ela é substancial ao ser humano; precede a linguagem e a razão discursiva. O símbolo revela certos aspectos da realidade - os mais profundos - que desafiam qualquer outro modo de conhecimento. As imagens, os símbolos e os mitos não são criações irresponsáveis da psique; elas respondem a uma necessidade, preenchem uma função: revelar as mais secretas modalidades do ser (por isso, o seu estudo nos permite melhor conhecer o homem, o homem simplesmente, aquele que ainda não se compôs com as condições da história. (Mircea Eliade, 1991)
Passei a trabalhar o mosaico com grupos a partir de 2000, no Programa de extensão da UFES Cada Doido com Sua Mania, e posteriormente no meu consultório o Rosa Rubra.
Em 2002 iniciei um trabalho na Associação de Aposentados da Vale do Rio Doce (APOSVALE) que durou dois anos, resultando em uma produção de grande beleza estética e valor terapêutico. Em dois anos o grupo realizou duas exposições em espaço público, e outras dias em eventos da própria APOSVALE.
Penso que o mais importante foi a constatação do fortalecimento egóico das participantes, mais seguras de si, orgulhosas de suas produções, corajosas enfrentando melhor os conflitos do cotidianos, buscando soluções criativas, o que muito nos alegrou e surpreendeu também neste trabalho foi a redução do uso de ante-depressivos, remédios para hipertensão, e a redução de sintomas psicossomáticos.
Milagres da Renata? coisa nenhuma! eficácia da arteterapia (que é milenar) e da implicação e desejo do grupo , calma, não vou sair dessa sem nem um "meritozinho", soma-se ao sucesso do trabalho a competencia da arteterapeuta.
A prática da arteterapia está para além da prática de uma oficina de artes no seu sentido usual, (envolve outros saberes), não que esta seja melhor, apenas tem uma proposta diferenciada, a criação de um espaço terapêutico. O trabalho do arteterapeuta, neste sentido, é complexa, consiste em auxiliar e incentivar o indivíduo a criar; observando seu percurso, suas reações, expressões faciais, suas falas, e a partir da produção acompanhá-lo no diálogo que estabelecerá com sua produção simbólica.
De forma alguma esta prática trabalha interpretação de imagens por parte do arteterapeuta, ( ex: pintar uma tela toda de preto não quer dizer que o indivíduo estejamal, com depressão, etc)pelo menos a clínica que acredito e defendo passa por aí, trabalha-se sim, a amplificação simbólica.
O setting terapêutico deve ser um espaço de acolhimento e respeito à individualidade. Neste espaço o cliente tem sua fala valorizada e pode expressar sobre sua vida cotidiana, seus sentimentos e angústias. Neste espaço grupal ou individual busca-se entre outras coisas a responsabilização de cada um com seu tratamento; e prioriza-se o olhar sobre o indivíduo e não sobre a patologia.

Fotografias: Murilo e Juliana Casati

3 comentários:

Anaibaf disse...

Adorei tudo em especial a frase: " um olhar sobre o individuo e não sobre a patologia"... Parabéns!!

Anaibaf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anaibaf disse...

Adorei tudo em especial a frase: " um olhar sobre o individuo e não sobre a patologia"... Parabéns!!