quinta-feira, 26 de abril de 2007

primeiros passos...

Tive contato com o universo do mosaico quando conheci Freda. eu era estudante de artes plásticas da UFES.
Passando pelo SEMUNI III, onde eram ministradas as aulas de artes industriais, vi uma senhora muito ministrando uma palestra, era Freda.
Entrei, ouvi, senti, bebi, delirei... epifania pura meu povo! algo que posso comparar a uma conversão, eu estava perdida e acabava de me encontrar, estava salva! aleluia...
Freda falava de suas experiências musivas, também no campo da escultura, durante a palestra algo em especial me tocou, seus experimentos no campo da joalheria, que nesta época eram experimentais.
Logo tratei de fazer minha matricula na aula de mosaico, iniciando minha primeira "fase artistica", isso em 1995, segundo meu marido, a fase "catadora de lixo"... O pobre do Luiz quase foi à loucura... tudo que era caco eu trazia para nosso ninho de amor, assim como pedaços de vidro de carro quebrados, madeiras, seixos, latas, etc.
Juntamente com as aulas de mosaico, cursei as disciplinas de joalheria e de vitral, ambas ministradas por Freda e acompanhadas pelo mestre Benedito, nosso querido Bené, ajudante e braço direito da Freda.
Busquei reunir os novos saberes ao mosaico num experimento que intitulei jóias objeto, o resultado foi um trabalho bastante eclético, e que intrigava as pessoas no centro de artes, era a junção de tudo o que eu encontrava no lixo, materiais recicláveis, com materiais finos, e muita amarração e tecitura.
No decorrer dessa experimentação: cerâmica, mármore, granito, papel, vidro, vidrotil, um materil em especial me fascinou, as pedras semi-preciosas brasileiras.
Procurei resgatar nas minhas memórias as tecnicas do croche e do tricô que aprendi ainda menina e as incorporei ao trabalho. Lembro-me que minha primeira exposição aconteceu meio que por acaso, quando levei as peças para a sala de aula para serem avaliadas, não tinha idéia da grande quantidade que havia produzido. Freda ficou encantada com o trabalho, uma mistura de mosaico, tecelagem e papietagem, sem nenhum tipo de preocupação ou compromisso de maiores proporções, naquele momento valia experimentar.
As peças que compunham ao jóias objeto se reuniam de forma democrática formando adornos ecléticos e sem muito compromisso com a função utilitária. Freda e os colegas sugeriram uma exposição.
Era a minha arte que nascia, ainda sem nome e nem identidade definidos.
De 1995 a 1997 a produção das Jóias objeto foi compulsiva, eu amarrava ou tecia tudo o que via na frente e pendurava no pescoço, época de experimentações, sucessos e também de muitas frustrações.
Em 1998 o excesso de informação me deixou um pouco confusa, dediquei-me a outras técnicas e materias no centro de artes como a estamparia.
Em 1999, ingressei no Programa de Extensão da UFES Cada Doido Com Sua Mania, que trabalhava no CAPS- Ilha de Santa Maria, fui ministrar oficina de pintura para os pacientes, nascia ali outro interesse e outra conversão religiosa, que desembocaria na arteterapia.
Esse tempo foi de extrema importancia na minha formação artistica, em 1999 pude fazer o caminho de volta ao mosaico, retornando focando o material que mais havia gostado de trabalhar, as pedras brasileiras.
As Jóias Mosaico eram montados sobre um suporte de fio de cobre tecido, optei por não furar as pedras com o intutito de preservar-lhes a energia, Fui a primeira aluna da UFES a escolher o mosaico como tema de TCC, Carlos Rogério, Pró-reitor de extensão na época, havia me oferecido uma bolsa de estudo pra eu fazer minha pesquisa sobre o programa Cada Doido Com Sua Mania, eu lhe disse que se fizesse isso Freda me bateria... seria o primeiro e o ultimo trabalho no campo do mosaico que ela orientaria, Freda vei a falecer alguns meses depois,m meu trabalho intitulou-se
Jóias Objeto.
Nesta pesquisa descrevo o etinerário do mosaico na historia e pesquiso a origem e propriedades energéticas e terapêuticas dos materiais que utilizo. Conto com o carinho do professor Mauro Lúcio Starling que fez um lindo prefácil conseguindo sintetizar de maneira poética o que eu queria dizer com aquela proposta.
Este trabalho foi dedicado a Freda, uma singela homenagem à mestra, amiga e grande incentivadora. Freda foi um divisor de águas na minha vida, ela dizia que eu era "uma mosaicista nata", guardo estas palavras no meu coração.
Sua morte em 2000, me deixou com um sentimento terrivel de orfandade ... mas a vida é assim mesmo, dei continuidade aos trabalhos musivos...
Bem... parei em 2000. depois conto o que aconteceu depois, ok?
Abraços
Renata

Nenhum comentário: